Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Instituto Federal do Paraná

prossiga

Projeto Sistema SIG Atualizado



O que é o PROSSIGA?


É uma atualização do sistema SIG, com base nos códigos atualizados que serão disponibilizados pela UFRN, por meio de novo convênio firmado no final de 2016 pelo prazo de um ano para obtenção da licença do software. A atualização seguirá o Projeto de Implantação planejado para o IFPR.


O que é o Projeto de Implantação?


Um Projeto de Implantação é uma atividade planejada que possui começo, meio e fim. O Projeto de Implantação do sistema foi pensado de forma a garantir a plena implantação do sistema como um todo, dentro do prazo de implantação pré-estabelecido e atingindo assim ao término de sua implantação a satisfação esperada por todos que dependem dessa ferramenta.


Como acontecerá a implantação? Posso acompanhar o processo?


A implantação da atualização ocorrerá conforme cronograma que será disponibilizado brevemente no site da DTIC. Você pode acompanhar a implantação a partir deste cronograma.


Como acontecerá a implantação? Posso acompanhar o processo?

A implantação da atualização ocorrerá conforme cronograma que será disponibilizado brevemente no site da DTIC. Você pode acompanhar a implantação a partir deste cronograma.


O que é o Sistema SIG?

Os Sistemas Integrados de Gestão (SIG) formam um conjunto de sistemas cuja função é administrar informações e procedimentos de diferentes áreas funcionais, como recursos humanos, patrimônio, administrativo e acadêmico, dentre outros, propiciando integração dessas informações, de forma que as mesmos possam ser manipuladas e gerenciadas de maneira eficiente e segura.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem se destacado no cenário nacional por ter desenvolvido um projeto de sistemas integrados de gestão, chamados sistemas SIG UFRN, que tem evoluído há mais de 10 (dez) anos, com todo o processo de concepção, análise, projeto, desenvolvimento e implantação desenvolvido por especialistas na gestão administrativa/acadêmica. Neste sentido, é consenso entre a maioria dos gestores de IFES que os sistemas SIG UFRN são, nos dias atuais, a melhor solução de software para gestão no IFPR.


O que é o SIGAA??

O SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) tem por finalidade o gerenciamento da área acadêmica através de seus módulos de graduação, pós-graduação (stricto e lato-sensu), ensino técnico, ensino médio e graduação, Lato Sensu, Strictu Sensu, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações no ensino), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual, dentre outros. Disponibiliza também portais específicos para: reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu e stricto-sensu e comissões de avaliação institucional e docente.


O que é o SIPAC?

O SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) é um sistema administrativo de Governança Eletrônica que possibilita o gerenciamento da área orçamentária da instituição e as consequentes requisições que demandam este orçamento (Material, Passagens, Diárias, Suprimento de Fundos, Auxílio Financeiro, prestações de serviço pessoa física e jurídica, dentre outras). Possui funcionalidades para gestão de almoxarifados, controle patrimonial, compras e licitações, controle de atas e pedidos em atas de registros de preços, acompanhamento de entrega de empenhos (liquidação de despesas), controle de obras e manutenções de bens imóveis, aquisição de materiais informacionais, faturas de água e energia elétrica, controle dos contratos e convênios, fluxo de processos e documentos eletrônicos, registro e pagamento de bolsistas, acompanhamento das despesas com automóveis e combustíveis. O SIPAC também disponibiliza portais de informações especiais para setores administrativos, dirigentes da instituição e para auditoria e controle interno.


O que é o SIGRH?

O SIGRH (Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos) permite o gerenciamento dos procedimentos de gestão de pessoas, tais como: registro/alteração de férias, cálculos de aposentadoria, avaliação funcional, dimensionamento de força de trabalho, controle de frequência, concursos, capacitações, atendimentos on-line, serviços e requerimentos, registros funcionais, relatórios de RH, dentre outros. A maioria das operações possui algum nível de interação com o sistema SIAPE (sistema oficial do Governo Federal) via fita espelho, enquanto outras são somente de âmbito interno.


Quando terei acesso à nova versão?

Após implantação, os usuários serão comunicados sobre a liberação do sistema.


Vou precisar de novo login e senha?

Servidores e docentes terão que fazer o autocadastro no sistema. Vale lembrar que apesar de ser o mesmo sistema, trata-se de reimplantação em versão mais atual, e devido à falta de padronização e login e senha da versão anterior terão que ser refeitos. O login deverá ser cadastrado conforme prefixo do email institucional do IFPR.


Minha nova senha precisa ser diferente da anterior? Há um tamanho máximo e mínimo de senha? Qual a política de segurança para criar uma senha de acesso?

O ideal é que seja diferente da anterior e que siga as seguintes orientações:

Cadastro de senha:

No mínimo oito caracteres alfanuméricos com:

Por questões de segurança, evite construir a senha com:

Não utilize senhas simples (números sequenciais, datas óbvias, etc.);

Não anote sua senha em papéis, arquivos ou outros tipos de documentos;

Nunca forneça senhas a terceiros e nem as digite em celulares;

Mude sua senha regularmente.


Como será feito o acesso para o sistema?

O sistema é desenvolvido para funcionar em plataforma web, ou seja, para acessá-lo você utilizará o seu navegador de internet. Porém, para garantir o pleno funcionamento da ferramenta utilize o Mozilla Firefox, navegador homologado pelo desenvolvedor do sistema.


Qual o link de acesso para nova atualização?


O novo sistema será acessado pelo link prossiga.ifpr.edu.br, contudo o usuário final só terá acesso aos módulos da ferramenta após a implantação e disponibilização pelos responsáveis pelo uso.


Existirá treinamento para uso da nova versão?

A UFRN disponibilizará treinamento para os multiplicadores do IFPR das áreas envolvidas. Após o treinamento dos multiplicadores, caberá aos responsáveis de cada módulo e aos multiplicadores difundir o conhecimento do uso do sistema aos demais usuários que venham a utilizar o módulo.


A implantação será para todo o IFPR? De que forma?

Sim. Será adotada estratégia de implantação progressiva. Para o SIPAC a liberação pós-implantação se dará ao mesmo tempo em todos os campi, de acordo com a normatização e difusão do uso da ferramenta por parte dos responsáveis de cada módulo. Com relação ao SIGAA, será aplicado projeto piloto envolvendo os campi Palmas (graduação) e Cascavel (médio e técnico), onde apenas após a implantação total do sistema ser concluído nesses campi serão disponibilizados acessos para os demais, seguindo como referência o aplicado no projeto piloto.


Por quê a necessidade de projeto piloto no SIGAA?

Como a área afim do Instituto é o ensino, queremos que a experiência com a implantação seja o mais ordenada e produtiva possível. Dessa forma, concentrando esforços em uma localidade específica fará com que a implantação ocorra em prazo menor possibilitando a identificação de todas as melhorias necessárias, e ajustes das normas internas sejam feitas antes da difusão completa do sistema aos demais usuários, assegurando que os procedimentos sigam a padronização esperada.


Por quê o SIPAC não possui projeto piloto?

Pelos seguintes motivos:


Será obrigatório o uso do sistema SIG?

Em 2012, o IFPR comprou o sistema SIG, definindo-o como sistema principal para gestão administrativa e acadêmica do órgão. Desde então a administração do Instituto Federal vêm normatizando as atividades administrativas e acadêmicas do órgão. Desta forma, caso a atividade que você exerça já possua normativa e procedimento de uso dentro do sistema, a utilização do mesmo será obrigatória. Contudo, lembramos que demais serviços como acesso à Rede CAPES, acesso à ferramenta de auxílio ao usuário (HELPDESK), e a nova ferramenta de gerenciamento de impressão compartilham o mesmo usuário e senha dos sistemas SIG/IFPR. Desta forma caso você venha a utilizar uma dessas ferramentas vinculadas será obrigatório que possua um usuário cadastrado no sistema, ainda que não utilize o sistema SIG.


Devo deixar de utilizar a versão SIG mais antiga?

Não. A versão antiga deverá ser utilizada até a implantação e liberação do bloqueio da versão anterior. A transposição de uma versão para outra obedecerá critérios que serão divulgados a seu tempo pelos responsáveis de negócio. Por hora, o sistema atual deverá continuar a ser usado.